Coletiva de Imprensa - Resumo

Realizada no último dia 13/11, às 9h na SAECIL, a coletiva de imprensa contou com a presença do Prefeito Paulo Blaske e o Secretário de Comunicação, Ricardo Missão.

Resumo dos temas abordados pelo diretor-presidente Valentin Ferreira:

1.Poço Artesiano do Bairro Taquari

O diretor-presidente relatou as pesquisas feitas para a solução do problema por meio de osmose reversa. Porém, destacou que desde a último mês foram instalados hidrômetros para medir a produção dos poços “caipiras” e do poço artesiano antigo do Taquari, constatando-se que há uma produção média de 200m3/dia. O consumo médio no bairro é de 90m3/dia o que aponta uma perda média de 110m3/dia. A SAECIL está trabalhando no bairro para localizar vazamentos, fraudes e defeitos em hidrômetros no sentido de reduzir a perda e ter água reservada com a estrutura existente.

 2.Aquisição do Caminhão por meio da Licitação 08/2013

O diretor-presidente esclareceu que a aquisição do caminhão IVECO Tektor Attack 170E22 foi feita dentro da legalidade conforme prevê a Lei 8666/93 que regulamenta as licitações em órgãos públicos. O valor pago de R$165 mil está abaixo da média do mercado para caminhões do mesmo porte, destacando que o caminhão é adaptado, portando não é item de série e que, na composição deste valor, estão inclusos custos financeiros, de transporte, de encurtamento do chassi e outros. O diretor-presidente destacou que, neste caso, a tabela FIPE não serve de base para indicação de preço na compra por meio de licitação e que a aquisição do caminhão se deve à suspensão de contratos de aluguel de caminhões basculante que, desde de 2009, consumiram aproximadamente R$1,5 milhão, o que daria para comprar 9 caminhões.

3.Convênio de Cooperação com a ARES-PCJ

O diretor-presidente explicou os benefícios trazidos pelo convênio com esta Agência Reguladora para o Município, especialmente na assessoria técnica que ela prestará à SAECIL. A composição do valor da tarifa de água passarão a ser indicadas pela Agência, que constituirá um conselho consultivo em Leme, com organizações da sociedade civil. A filiação do Município a uma agência reguladora de saneamento é determinada pela lei 11.445/2007 e foi autorizada pela Câmara Municipal através da Lei 5323/2013..

4.ETE

O diretor-presidente relatou os bons resultados no período de testes da ETE e os ajustes técnicos que estão sendo realizados nos equipamentos. Revelou preocupação com o volume de água de chuva que está sendo canalizado na rede de esgotos que aumentou muito o volume na ETE nos últimos dias de chuva mais intensa. A SAECIL está estudando ações para corrigir o problema que, em caso de chuvas mais fortes, podem inviabilizar o tratamento de esgotos. A inauguração deverá ocorrer no final deste mês. O Prefeito Paulo Blaske está fazendo gestões junto ao gabinete da Presidenta Dilma no sentido de que ela esteja presente na inauguração.

 

5.PRP – Programa de Redução de Perdas

O diretor-presidente relatou os bons resultados obtidos com a instalação da válvula reguladora de pressão no bairro Cidade Jardim, com redução de 35% das perdas no bairro. Relatou ainda o estudo que está sendo feito com empresas do ramo para troca de hidrômetros sem necessidade de investimentos por parte da Autarquia, com promessa de redução de até 20% de perdas com a micromedição.

Atendimento

  • Fale Conosco
  • 0800-771-6231 | (19) 3573-6200
  • ARES-PCJ:

    0800-77-11445 | ouvidoria@arespcj.com.br

LiveZilla Live Chat Software