Limpeza de caixa d'água

A caixa d'água de sua casa é como se fosse uma poupança, uma reserva para que, se um dia a SAECIL precisar interromper o abastecimento para uma manutenção você e sua família tenham água e nem sintam os efeitos da falta d'água.

O ideal é que um reservatório comporte aproximadamente 150 litros de água por pessoa que mora na casa. Assim, para uma casa onde moram 5 pessoas um reservatório de 1.000 litros seria o suficiente.

A caixa d'água deve atender o máximo de pontos de saída de água dentro da casa, principalmente os do banheiro e da cozinha. Ela deve ser limpa a cada seis meses e estar sempre fechada, evitando entrada de insetos e ratos e contaminações de outros tipos.

COMO FAZER A LIMPEZA DE SUA CAIXA D'ÁGUA

Escolha um dia previamente para fazer a limpeza, de preferência num final de semana quando você não tem compromissos agendados.

1. Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a boia da caixa d'água. Esvazie o reservatório abrindo as torneiras, chuveiros e dando descargas. Lembre-se de reservar água em recipientes para utilizar durante o período da limpeza.

2. Deixe um palmo de água e tampe a saída para que a sujeira não desça pela tubulação.

3. Lave as paredes da caixa com escovas e panos. Se a caixa for de fibrocimento, use uma escova limpa de fibra vegetal ou de fio de plástico macio, ao invés do pano. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

4. Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo e as paredes com panos limpos.

5. Feche as torneiras, chuveiros e abra o registro ou solte a boia. Encha a caixa toda e acrescente um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Não use água por duas horas. Ela serve para desinfetar as paredes e o fundo da caixa d'agua.

6. Feche novamente o registro ou prenda a boia e abra todas as torneiras e chuveiros até esvaziar a caixa d'água. Essa água vai desinfetar os canos de sua casa.

7. Agora sua caixa d'água está limpa! Lave também a tampa e depois feche bem para evitar entrada de insetos e poeira. Anote a data da limpeza. Abra o registro ou solte a boia. Pronto! Agora você pode usar a água com tranquilidade.

Atendimento

  • Fale Conosco
  • 0800-771-6231 | (19) 3573-6200
  • ARES-PCJ:

    0800-77-11445 | ouvidoria@arespcj.com.br

LiveZilla Live Chat Software