Saecil
13/10/2023
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme tem feito um trabalho contínuo de limpeza e desobstrução de bocas de lobos. O objetivo é manter as galerias de águas pluviais limpas e desobstruídas, a fim de garantir o correto escoamento das águas das chuvas e evitar transtornos com enchentes.
Além do trabalho de limpeza, a Saecil deu início a diversas obras para combater enchentes em alguns pontos da cidade, porém, é preciso maior conscientização da população a fim de evitar o descarte irregular de lixo em vias públicas e em bocas de lobo. É muito comum, durante a limpeza, os servidores encontrarem calçados, roupas, resíduos sólidos de construção civil, pedaços de móveis, entre outros materiais que são descartados irregularmente e acabam entupindo as bocas de lobo e galerias de águas pluviais.
“A Saecil tem feito esse trabalho regular de manutenção das galerias de águas pluviais, porém, sempre quando voltamos para alguns pontos, nos deparamos com a mesma situação, com muito descarte irregular de objetos que acabam entupindo as galerias e causando transtornos para a população. A falta da colaboração da população não causa apenas a questão de pontos de alagamentos, pois uma boca de lobo entupida pode acarretar mau cheiro, além do aparecimento de insetos e ratos. É preciso que as pessoas se conscientizem e parem de jogar lixo nas ruas e em bocas de lobo”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
Desde janeiro até o presente momento, a Saecil já realizou 175 ordens de serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo e o trabalho será intensificado em meses chuvosos, a fim de mantê-las limpas e garantir o fluxo correto do escoamento de águas pluviais.
Lugar de lixo é no lixo! Boca de lobo não é lixo! A população pode colaborar das seguintes maneiras:
- Não jogando lixo nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios;
- Acondicionando o lixo em sacos bem amarrados. Assim, também evitará insetos, ratos e doenças;
- Colocando o lixo para fora de casa próximo ao horário da coleta.
- Colaborando com a coleta seletiva. Assim, diminuindo a quantidade de lixo.
- Não deixando materiais de construção em terrenos sem proteção ou nas calçadas, de forma a evitar que parte deles seja arrastada pelas chuvas.
Ao ver uma boca de lobo com lixos e indícios de entupimento, a população pode auxiliar a Saecil na manutenção, entrando em contato pelos telefones 0800-771-6231 ou 3573.6200 informando o local e solicitando a limpeza.