Saecil
18/07/2023
Na última segunda-feira (17), os servidores da Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme, Maurício Ramos (Diretor Presidente), Rafael Impulcetto (Engenheiro Civil, Chefe da Divisão de Engenharia) e André Felipe de Souza (Chefe da Divisão de Serviços de Esgotos), acompanhados do representante do Loteamento Nova Taquari, André Giassi, estiveram em Campinas para realizar visitas técnicas à SANASA – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A., com o objetivo de conhecer novos equipamentos de tratamento primário e toda a infraestrutura de tratamento de esgotos, e buscar também novas soluções a serem implementadas em Leme.
Na primeira parte da visita, o grupo conheceu a Estação de Tratamento de Esgotos de Anhumas (ETE Anhumas), com capacidade para tratar o esgoto de uma região com até 250 mil habitantes, onde os visitantes foram recebidos pelo Encarregado da Operação, senhor Valtecir Ribeiro, e puderam ver todo o sistema em funcionamento, além dos novos equipamentos de tratamento primário recém-instalados, os gradeamentos grosso e fino, bem como o Centro de Controle e Operações da Estação.
“A ETE Anhumas tem muita semelhança com a ETE de Leme, e aqui buscamos novas tecnologias em equipamentos mecânicos para tratamento primário. É muito importante conhecer o que está sendo feito em outras empresas de saneamento básico, ampliando o know-how de nossos servidores e, assim, possibilitando implementar novas ações que melhorem a eficiência de todo o nosso sistema de saneamento, aprimorando os serviços e cuidando cada vez mais do nosso meio ambiente”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
Na sequência, os visitantes estiveram em duas Estações de Tratamento de Esgotos Compactas: a ETE Taubaté, que tem capacidade para atender uma população aproximada de 1.900 pessoas e a ETE Abaeté, capaz de atender uma população aproximada de 6 mil pessoas. Nesses locais, a Saecil foi recepcionada pelo Engenheiro Ambiental Luis Gustavo, responsável por todas as ETEs Compactas da SANASA. Neste ponto, as visitas tiveram como objetivo a observação da similaridade de operação que a Saecil busca para a construção da ETE Compacta no Taquari Bairro, utilizando um Sistema de Tratamento Biológico Aeróbio - MBBR (Reator de Leito Móvel de Biofilme – em tradução para a língua portuguesa) seguido de um tanque de mídia fixa de biofilme e decantador. Este sistema traz como benefícios a capacidade de expansão, que, por ser modular, demanda pequena área para instalação, rapidez na construção e implantação, devido ao pequeno porte dos equipamentos pré-fabricados, além de alta eficiência na remoção de sólidos e matéria orgânica.
“A Saecil irá construir, em parceria com a Loteadora Nova Taquari, uma ETE Compacta no Taquari Bairro. Hoje, a região conta com 204 ligações e, com o novo empreendimento, o número de ligações será ampliado no local, assim há a necessidade de implementarmos uma Estação Compacta, já pensada e executada para futuras expansões. A Saecil sempre estará em busca de inovações e aperfeiçoamentos, e nada melhor do que pesquisar quem já está operando esse tipo de serviço e trazer as boas ideias para adaptá-las ao nosso município e as nossas necessidades, garantindo agilidade, eficiência e qualidade nos serviços ofertados à população”, complementou Maurício Ramos.